, ,

Como perder peso naturalmente comendo proteínas

Proteínas são nutrientes extremamente importantes para emagrecer e ter um corpo mais bonito. Saiba aqui como perder peso naturalmente comendo proteínas.

Consumir proteína eleva o metabolismo corporal, reduz o apetite e regula os hormônios responsáveis pelo ganho de peso.

Esse nutriente pode te ajudar a perder peso e gordura abdominal, e isso graças a diversos mecanismos do corpo.

emagrecer com proteínas

Veja agora mais detalhadamente os efeitos da proteína que levam a perda de peso:

A proteína equilibra os níveis de hormônios reguladores do peso

Seu peso é diretamente regulado pelo seu cérebro, em específico pelo hipotálamo. Essa área é responsável por determinar quando e quanto você deve comer, ou seja, processa múltiplas e diferentes tipos de informação.

Em conjunto com o seu cérebro, existem hormônios reguladores que sofrem alterações de acordo com a sua alimentação.

Um alto consumo de proteínas leva a uma maior sensação de saciedade (redução do apetite) graças ao controle hormonal, e também reduz a ação do hormônio responsável por nos fazer sentir fome.

Ao substituir carboidratos e gorduras (uma parte) por proteínas, você reduz o hormônio responsável pela vontade de comer e estimula os hormônios que causam a sensação de saciedade.

Isso causa uma grande redução na fome e é o maior motivo pelo qual proteínas te ajudam a perder peso, podendo fazer você consumir bem menos calorias sem nem perceber.

A digestão e metabolização faz você perder peso naturalmente comendo proteínas!

Após as refeições, o corpo gasta algumas calorias no processo de digestão e metabolização dos alimentos.

Estudos apontam que alimentos compostos por proteínas exigem que o corpo gaste mais energia (ou calorias) para digeri-los.

Ou seja, proteínas fazem seu corpo queimar mais calorias e diminuem a compulsão por comida!

Proteínas reduzem a fome e o apetite por diversos motivos, e isso automaticamente leva a uma redução no consumo de calorias.

Em poucas palavras: Ao consumir proteína você pode comer sossegado, sem ter que se preocupar em contar calorias ou acabar uma refeição ainda com fome.

Uma dieta rica em proteínas não apenas possui vantagens no que condiz ao metabolismo corporal, como também é benéfica para quem sofre com compulsão por comida, por diminuir a vontade de comer.

Proteínas acabam com a ânsia por comida e reduzem a vontade de comer a noite

A ânsia, ou compulsão, por comida é a pior inimiga da dieta, e geralmente é a razão pela qual pessoas acabam desistindo de perder peso.

Outro problema é o hábito de fazer lanchinhos tarde da noite. Muitas pessoas têm compulsão por comer a noite e acabam lanchando em um horário que não deveriam.

Em ambos os casos, tanto de compulsão quanto de fome noturna, a proteína é uma eficiente forma de acabar com a questão.

O café da manhã é certamente a refeição do dia mais indicada para se consumir proteínas. Consumir alimentos ricos em proteínas logo pela manhã diminui consideravelmente a vontade de comer pelo resto do dia.

Proteínas levam à perda de peso ainda que não haja restrição de calorias

Esse nutriente ajuda a perder peso por dois motivos principais: Faz com que você coma menos e exige do corpo um maior gasto calórico para ser metabolizado.

Por essa razão é comum ver pessoas que seguem uma dieta com alto consumo de proteínas perderem peso, ainda que não tenham diminuído a quantidade de calorias ingeridas por dia.

A alta ingestão de proteínas também está associada a perda de gordura abdominal, a mais nociva gordura do corpo, que se aloja em volta dos órgãos podendo causar diversas doenças.

Outro ponto positivo: o consumo de proteína pode ajudar a evitar uma possível recuperação do peso perdido. Ou seja, a proteína não apenas te ajuda a emagrecer como também evita o temido efeito sanfona.

A Proteína ajuda a prevenir a perda de massa muscular e o metabolismo lento

salmão

Perder peso não necessariamente significa perda de gordura. Quando você emagrece, seu percentual de massa muscular tende a diminuir também.

Entretanto, o correto é perder apenas gordura, tanto subcutânea quanto visceral, e manter a massa muscular intacta.

Perder músculos é um dos efeitos colaterais que as pessoas mais temem durante uma dieta, além do metabolismo mais lento, que é outra reclamação de quem está em processo de emagrecimento.

É como se você deixasse de gastar tantas calorias depois de começar a perder peso, e isso explica porque fica tão difícil alcançar a meta de peso.

Consumir grandes quantidades de proteínas, além de manter a massa muscular, evita a desaceleração do metabolismo corporal.

Aliar uma dieta a um treino de força é a melhor maneira de evitar que o corpo perca massa muscular e que te faça perder peso naturalmente comendo proteínas.

Por esse motivo, o alto consumo de proteínas e exercícios físicos que envolvem alto esforço dos músculos são duas práticas extremamente importante e efetivas para quem quer perder apenas gordura.

As proteínas não apenas mantem seu metabolismo funcionando adequadamente, como também assegura que seu organismo esteja saudável.

Quanto consumir de proteína por dia?

Geralmente é recomendável a ingestão de 46 gramas diários para mulheres e 56 gramas para homens. Essa quantia é suficiente para prevenir a deficiência do nutriente, mas está longe de ser o indicado para quem quer perder peso ou ganhar músculos.

Por isso é altamente indicado incorporar mais alimentos ricos nesse nutriente.

Consumir mais proteínas é o segredo para emagrecer!

proteínas vegetais

Agora que você sabe como perder peso naturalmente comendo proteínas, pode começar ingerindo mais alimentos ricos nesse nutriente, tais como carnes, peixes, ovos, derivados do leite e legumes!


Sobre o autor