, ,

Qual a quantidade de carboidratos para emagrecer? Descubra aqui!

Pode ser muito difícil saber qual a quantidade de carboidratos para emagrecer. Consumimos diversos alimentos ricos nesse nutriente, por isso vamos te ensinar como medir os alimentos para perder peso!

pães e grãos

Reduzir a quantidade de carboidratos da sua dieta é uma das formas mais garantidas de perder peso

Essa atitude não te obrigada a contar calorias ou diminuir drasticamente a quantia de comida ingerida por dia, você apenas passa a escolher melhor os alimentos que consome, levando automaticamente a perda de peso.

Em poucas palavras: você pode comer o suficiente para se sentir satisfeito e ainda assim emagrecer.

Por que a dieta low-carb é tão importante?

Por muito tempo nos foi ensinado que o segredo para emagrecer estava na restrição de determinados grupos alimentícios, como é o caso das gorduras.

Com o passar dos anos a ciência observou que cortar todos os alimentos compostos por gordura não leva a um emagrecimento saudável, já que nosso organismo precisa de gordura para funcionar adequadamente.

Nesse contexto, a dieta low-carb (com poucos carboidratos por dia) surgiu como alternativa. Essa dieta restringe certos tipos de alimentos que não farão falta para o seu corpo, como é o caso do açúcar, da farinha branca e todos os seus derivados.

A proposta é que, ao invés de consumir pães, macarrão e doces, você passe a ingerir mais gorduras e proteínas.

Uma dieta com poucos carboidratos possui também outros benefícios que vão muito além do emagrecimento. O low-carb te ajuda a abaixar os níveis de açúcar no sangue, controlando a pressão e os triglicerídeos, além de combater o colesterol ruim e elevar HDL (colesterol bom).

Ou seja, uma dieta com a quantidade de carboidratos correta por dia leva a uma maior perda de peso e é muito mais benéfica para a saúde do que um regime com restrições alimentares de gorduras.

Afinal, qual a quantidade de carboidratos para emagrecer?

Não há uma definição fixa da quantidade recomendada de carboidratos por dia, isso porque esse dado depende muito das características de cada pessoa.

Idade, gênero, IMC, prática de exercícios físicos, hábitos alimentares e metabolismo basal são apenas algumas das variáveis que determinam o que é low-carb para cada um.

Por exemplo, atletas e frequentadores de academias precisam consumir uma quantidade maior de carboidratos por dia, pois fazem grande esforço físico com frequência.

Por outro lado, quem tem problemas de saúde que interferem diretamente no metabolismo corporal, como hipotireoidismo ou diabetes tipo dois, não comportam grandes quantidades de carboidratos.

Por isso, é muito importante consultar um médico e fazer os devidos exames para saber em qual perfil você se encaixa.

Recomendação Geral

Se você simplesmente remover os carboidratos considerados maléficos para a saúde, como farinha branca (refinada) e todos os seus derivados, e açúcar refinado, estará no caminho certo para perder peso e ter mais qualidade de vida.

Para ampliar ainda mais os benefícios que uma dieta low-carb tem a oferecer, você precisa também restringir outros tipos de carboidratos.

Existe um guia geral de quantos gramas de carboidratos cada pessoa deve ingerir por dia, dependendo do biótipo de cada um:

100 a 150 gramas por dia:

Essa é a quantidade de carboidratos é recomendada para pessoas que são ativas, não estão acima do peso e querem ser saudáveis.

Carboidratos liberados:

  • Todos os vegetais;
  • Várias porções de frutas por dia;
  • Pequenas porções de carboidratos saudáveis, como batatas, batata doce, grãos integrais e farinha integral.

50 a 100 gramas por dia:

Essa é a quantidade de carboidratos para emagrecer aquelas pessoas que não estão dispostas a fazer muito esforço, podendo consumir uma quantia ainda considerável de carboidratos.

Carboidratos liberados:

  • Vegetais ainda em abundância;
  • De 2 a 3 porções de frutas por dia;
  • Poucas porções de carboidratos complexos (farinhas e grãos).

20 a 50 gramas por dia:

Essa é a quantia recomendada para aqueles que querem seguir a dieta de poucos carboidratos à risca. Recomendada para quem precisa perder peso de forma rápida, ou então tem problemas de metabolismo lento, obesidade ou diabetes.

Carboidratos liberados:

  • Algumas porções de vegetais indicados para low-carb;
  • Frutas que sejam mais ácidas, pois possuem menos carboidratos, como morango e abacaxi, por exemplo;
  • Carboidratos de outras fontes que não sejam farinhas e grãos, como abacate, oleaginosas e sementes.

Importante!

Uma dieta com poucos carboidratos não significa restrição total desse grupo alimentar. Existem diversos alimentos que se enquadram na categoria low-carb, basta se adequar a essa nova rotina.

alimentos ricos em carboidratos

Você vai determinar qual sua necessidade de carboidratos

Para saber qual a quantidade de carboidratos para emagrecer, você precisa observar os sinais que seu corpo te dá. O que funciona para um pode não funcionar para outro.

Por isso é altamente recomendado visitar um médico (ou nutricionista) antes de dar início a esse tipo de reeducação alimentar.

Carboidratos do bem vs. Carboidratos do mal

Uma dieta low-carb vai muito além de apenas perder peso, é também uma questão de melhorar a sua saúde!

Por esses motivos, deve ser baseada em fontes de carboidratos saudáveis e naturais, evitando assim todo e qualquer tipo de alimento processado ou industrializado.

Em poucas palavras, ainda que um alimento industrializado possua poucos carboidratos, ele não é recomendável para a sua dieta.

Se quiser tirar todos os benefícios dessa dieta, dê preferência para outros grupos alimentares como: peixes, ovos, vegetais, gorduras do bem, carnes, sementes, castanhas, etc.

Procure não excluir aqueles carboidratos que são ricos em fibras, elas são muito importantes para a saúde. Dentro das pequenas porções de carboidrato que você pode consumir, prefira aqueles que possuam esse nutriente na composição.

Açúcar e farinha branca devem ser totalmente banidos, em qualquer que seja seu perfil de low-carb.

Agora você sabe qual a quantidade de carboidratos para emagrecer!

pratos com carboidratos

Na dieta low-carb você emagrece com saúde e qualidade de vida, apenas deixando de consumir certos alimentos que não trazem benefícios para a saúde. Seja adepto de uma dieta com poucos carboidratos e comece a perder peso de forma natural e definitiva!


Sobre o autor