Spirulina emagrece e muito mais! Confira 5 benefícios aqui!

Você sabia que a spirulina emagrece e possui vários outros benefícios? Confira aqui 5 motivos para consumir esse suplemento!

Mas afinal, o que é Spirulina?

benefícios da spirulina

A Spirulina, durante muito tempo, foi considerada um tipo de alga, já que se desenvolve em ambientes aquosos e possui uma aparência muito parecida com a dessa planta (que também vive em colônias), porém trata-se de uma cianobactéria (bactéria que faz fotossíntese).

Ao redor do mundo, é consumida como suplemento, principalmente por atletas e frequentadores de academias, além de pessoas que levam um estilo de vida mais saudável. No Brasil pode ser vista na região do Pantanal, onde se desenvolve com facilidade.

Utilizações da Spirulina

As bactérias que compõe a spirulina são ricas em betacaroteno e ácido ascórbico (vitamina C), que no nosso corpo funcionam como poderosos antioxidantes.

Os antioxidantes são benéficos para a saúde interna e externa, e por esse fato a spirulina é usada em diversos tratamentos estéticos, já que ajuda a melhorar a elasticidade e tonicidade da pele. Estudos buscam comprovar que ela também reduz rugas e linhas de expressão no rosto.

É rica em vitamina A, outro componente muito benéfico para a pele, que regula as glândulas sebáceas e evita que haja desequilíbrio no teor de oleosidade do rosto, evitando assim a formação de espinhas e cravos.

Outra vitamina presente na spirulina, a vitamina E, ajuda a dar mais firmeza e brilho para a pele, ou seja, todos os componentes desse suplemento trabalham a favor da saúde e da beleza.

Pode ser considerada uma boa opção de suplemento alimentar para vegetarianos e veganos já que é fonte de proteínas (que geralmente são adquiridas através do consumo de carne).

Mas afinal, a spirulina emagrece? Descubra isso e mais outros motivos para consumir essa bactéria agora:

5 benefícios da spirulina e por que ela emagrece

spirulina emagrece

  • Spirulina emagrece sim:

As bactérias formadoras da spirulina são ricas em uma substância chamada fenilalanina, que se transforma em um tipo de gel quando entra em contato com a água presente no nosso estômago, ou seja, ela aumenta a sensação de saciedade e evita que você sinta fome antes da hora.

Mas logicamente não espere um milagre desse suplemento. Trata-se de uma substância natural, assim como tantas outras que encontramos no mercado, e todas exigem a mesma coisa de quem as consome: uma alimentação mais moderada, e prática de exercícios físicos.

A spirulina pode sim te ajudar a emagrecer, mas para ver os resultados é preciso ter disciplina e bom senso.

Mas atenção, cada pessoa reage a spirulina de uma forma. Enquanto algumas sentem menos fome após consumir apenas uma cápsula, outras precisam de três ou quatro por dia. Isso varia muito do metabolismo de cada um.

Ainda assim, ela pode ser consumida in natura, ou em vitaminas, smoothies ou mesmo como suplemento, como é usualmente consumida.

A spirulina emagrece, mas ela não faz o trabalho sozinha. É necessário que ela seja usada enquanto você mantiver uma dieta equilibrada e os exercícios físicos regulares.

  • Aumenta a imunidade:

É rica em zinco, um mineral que age como anti-inflamatório natural, ajudando o sistema imunológico do corpo a combater doenças.

  • Combate o colesterol ruim:

O colesterol ruim (LDL) é um dos grandes vilões da boa saúde, isso quando está em excesso, pois obstrui artérias e as vias do sistema circulatório, podendo levar a infartos no miocárdio ou um AVC.

A spirulina possui em sua composição ômega-3, que também é uma gordura, mas uma gordura do bem, chamada de gamalinolênico, e desempenha esse papel de abaixar os níveis de LDL.

  • Ótima opção para vegetarianos:

Como comentamos anteriormente, a spirula é composta, em grande parte, por proteínas e ferro. Consumi-la com frequência é uma forma de se abastecer desses nutrientes, principalmente para quem não ingere carnes.

Como é rica em ferro, além de ajudar a suprir a quantia diária necessária para o corpo, evita também o surgimento de quadros de anemia, assim como certos sintomas ligados à doença, tais como fraqueza e cansaço muscular.

A spirulina é muito mais rica em ferro do que outros alimentos comumente citados como sendo fontes do mineral, tais como o espinafre e o feijão. A quantia de ferro na spirulina pode ser até 5.000% maior do que no espinafre.

Uma única cápsula pode conter até 7mg de ferro, sendo que nossas necessidades diárias ficam entre 9 e 10 mg, dependendo de cada caso. Com duas doses do suplemento você ultrapassaria o necessário para um dia (isso para homens, mulheres geralmente precisam de mais ferro, cerca de 20 mg por dia).

  • Ajuda no controle da glicemia:

Pesquisadores estão estudando a capacidade da spirulina de diminuir de forma significativa as quantidades de açúcar no sangue, e os resultados são muito positivos. Em algumas situações, ela chegou a ser mais eficaz do que os próprios remédios para a diabetes (como a metformina).

A spirulina é uma aliada da saúde!

spirulina faz bem

Agora que você já sabe os benefícios da spirulina, tem todos os motivos para adicioná-la na sua alimentação diária, não é mesmo?

A spirulina emagrece e pode trazer outras vantagens para quem consome com frequência. Não deixe de consultar um nutricionista para saber qual a melhor dosagem no seu caso.


Sobre o autor